domingo, agosto 07, 2011

Pode um filme aterrorizar alguém?

Hoje fui ver "Insidious", o filme de terror. Antes de qualquer outro tipo de considerações gostaria de deixar um pequeno tema de reflexão: que tipo de filme pode aterrorizar uma pessoa adulta? Bom, a resposta parece estar na ponta da língua: depende da pessoa adulta! Sim, talvez a pessoa seja o factor principal para a erupção do terror. O filme, as imagens, o som, a cadência narrativa, o momento do saltinho na cadeira, tudo isso são elementos potenciadores do terror.

O medo é diferente do susto. O medo permanece, o susto não é mais do que um momento, uma picadinha na alma que até nos pode fazer rir. De nervos. Os filmes de terror assustam mais do que infundem medo ou pavor no espectador. Se isso acontecer, se um filme for capaz de lhe deixar uma sensação de mal-estar depois de ter saído da sala de cinema, o melhor, caríssimo leitor, será desistir de ver esse tipo de filmes. Fazem-lhe mal. É por isso que, normalmente, estes filmes são para maiores de 16 anos e não é aconselhável deixar criancinhas ver coisas deste calibre.

Voltando a "Insidious" poderei dizer que é um filme de género, com os condimentos do costume. Alguns sustos, fotografia interessante, banda sonora a propósito, enfim, um objecto que revela uma competência industrial muito aceitável mas que falha no capítulo do terror, propriamente dito. Bom para trincar pipocas com mais força do que o habitual.

Tem aquele problemazinho de mostrar com demasiado pormenor os elementos aterradores, ao ponto de os transformar em bonecos pouco assustadores. Sou de opinião que um bom filme de terror deve esconder mais do que revelar, deve deixar à nossa imaginação a possibilidade de encontrar o motivo do horror. Mas, estou em crer, isso não é fácil e decerto vende muito menos pipocas!

3 comentários:

Anónimo disse...

The press conference saw the intro to hardware enhancements
about the Samsung Galaxy Note 2, and the profound interpretation of its major
system functionalities. Most of the Android
smart phones come with their own customized ring tones which can be set as ring tones
and other tones but now in this article lets learn about something with which you can
set the customized Alarm Ring tones to android devices very easily.
there are types that are for a single phone or data card and there are types
for multiple, simultaneous, phones and data cards.


Also visit my web-site :: samsung galaxy note 10.1

Anónimo disse...

The touch screen automatically gets turned off if you do
not use the device for a specified period. If you are looking for the more practical
smartphone, then you'll like to read the following Samsung Galaxy Beam overview. Here's why:Insulting advertising - I don't just mean the old ads that slam Apple fans (everyone bashes on Apple fans these days).

My blog post samsung galaxy s3

Anónimo disse...

It can help you in your business life, school, or personal life.
If your gate changes at the airport, this app will alert you.
This keeps your unit from having to work so hard to
heat the water.

Feel free to visit my weblog ... nest thermostat