quarta-feira, agosto 20, 2014

Guerra Mundial?

Síria, Gaza, Iraque, Ucrânia, Líbia, Somália, assim de repente, sem puxar muito pela cabeça, nomeio 6 países em guerra; Próximo Oriente, Europa, África.

Isto deixa-me a pensar: o que é necessário para estarmos perante uma guerra mundial? Que as grandes potências estejam directamente envolvidas nos conflitos? Que haja um ditador desvairado com pornográficos sonhos de conquista?

Talvez seja necessário que exista um conflito generalizado com dois blocos em confronto e não vários conflitos espalhados e com motivações diferenciadas. Talvez seja isso.

No entanto, embora não chamemos Guerra Mundial à carnificina que vai evoluindo em diferentes continentes, temos o Mundo em pé de guerra, lá isso temos!

3 comentários:

Luma Rosa disse...

Oi, Silvares!
Ano passado a ONU fez um relatório que colocou o mundo à beira de uma guerra nuclear. Não sei se foi para contrariar, mas a guerra nuclear ainda não aconteceu. O medo de que o mundo esteja ao acaso, nas mãos de meia dúzia de políticos sem talento para a diplomacia e sem mérito para decidir o destino da humanidade faz com que alguns líderes recuem esperando um passo maior que as pernas para agir. Quando isso acontecer, daí sim terá início a terceira guerra. Ainda estão na fase do deixa disso e enquanto isso vidas se perdem.
Beijus,

Jorge Pinheiro disse...

Não concordo com o comentário da Luma Rosa. Atribuir aos políticos medíocres todos os males do mundo é muito redutor. As razões das guerras são muitas: o total desrespeito pela vida humana; o excesso de população e as condições da economia; a venda indiscriminada de armas; o negócio do petróleo e do gás natural; o problema da Palestina; e agora o jihado-fascismo. Esta última ameaça vai ser muito complicada de parar porque se alimenta de mártires e entra pela Europa como base de recrutamento de cada vez mais jovens descontentes, desempregados e desesperados.

Silvares disse...

Luma, Jorge, algo está a crescer. Não sei o que é mas dá para perceber que vai rebentar.
:-(
Beijus e abraços.