sexta-feira, maio 17, 2013

A Senhora

Cavaco e a sua Maria

Corria o ano de 2002 d.C. Nesses tempos longínquos em que alguns animais ainda falavam, era Paulo Portas ministro de Estado e da Defesa. Um petroleiro de nome "Prestige", sofreu um grave acidente provocando uma temível maré negra ao largo da costa portuguesa lá mais para as bandas do Norte. Durante alguns dias andámos com o credo na boca, se o crude desse à costa em território português... mas o petróleo derramado acabou por ir infernizar a vida aos nossos pobres irmãos galegos. As imagens que então nos chegaram eram dramáticas.

Paulo Portas acabou por confessar que acreditava que a salvação da costa portuguesa se devera a uma milagrosa intervenção de Nossa Senhora (recordar aqui). Esta perspectiva do nosso crónico governante mostrava a quem quisesse ver que Nossa Senhora, quando é preciso, tem tomates para lixar os galegos em benefício deste povo dócil que nós somos. É uma mulher de barba rija!

Veio-me esta fábula à memória quando vi na TV (confesso que com cara de parvo) o actual presidente de república em Portugal, o inefável Cavaco Silva, atribuir à mesmíssima Virgem o resultado favorável da 7ª avaliação da Troika às intenções dos nossos governantes actuais (ver e ouvir aqui).

Percebo agora que em situações de crise, com os governantes que o nosso povo elege, a solução que nos resta é encomendar a alma ao Criador ou a quem O represente, nem que seja por procuração. Valha-nos Nosso Senhor.

5 comentários:

luísM disse...

Não vi a notícia, não sei o contexto em que aconteceram os factos. Mas a ser assim temos outra vez a perspetiva salazarista da governação do estado determinada pela inspiração divina e guiada por Fátima. Não foi por acaso que os republicanos defendiam o estado de direito e a separação entre a igreja e o estado.

Será que o Cavaco também rezou quando recebeu os dividendos das ações de rentabilidade garantida do BPN? E quando destruiu as pescas e a agricultura nos anos 80? E quando tem que publicar mais uma lei do atual governo?

Os princípios morais cristãos foram presentes nalguma destes atos e decisões?

luísM disse...

Já vi as notícias.

O homem está com senilidade galopante. Aquela rábula da afirmação ser da mulher! Sabe-se lá, a senhora até pode ter razão, uma espécie de sabedoria ingénua e feminina, de quem está fora dos jogos de interesses políticos, mas manifestando uma intuição quase ancestral, como nos pobres de espírito da bíblia.

Senhores é demasiado cómico e deprimente!
Isto é uma opereta do La Féria

Silvares disse...

Luís, somos todos São Tomés, temos de ver para crer mas, depois da confirmação, ficamos pasmados perante a maravilha.

the dear Zé disse...

a puta que os pariu aos dois!

Li Ferreira Nhan disse...

rsrsrsrs
Ri com a leitura, com o video (primeira vez que o vejo a falar) e com o comentário do querido Dear...