terça-feira, novembro 04, 2014

Da estupidez

A arrogância pretensiosa de um ignorante é dos espectáculos mais irritantes que a Natureza inventou para nos distrair. Aquela segurança vazia, aquele olhar indolente, o meio sorriso escondido no canto da boca... ha, a estupidez!

O mais espantoso é a forma como os ignorantes são incapazes de pôr em causa a sua visão imbecil sobre o que quer que seja. Para um estúpido a estupidez funciona no lugar da inteligência. Uma pessoa inteligente consegue desconfiar do que lhe vai na alma, um estúpido ignorante vive soterrado em certezas.

A maioria das pessoas passa por uma fase na vida em que patinha perigosamente no pântano da estupidez. Ninguém nasce ensinado, à partida somos todos ignorantes.

Não é um espectáculo bonito de se ver, um adolescente burro como uma porta, seduzido pela imagem que faz de si próprio. A paixão por nós próprios é uma das mais temíveis armadilhas da existência humana.

Narciso sem Eco olha-se numa poça de lama.

3 comentários:

Chapa disse...

Coitado do burro, sistematicamente associado aos humanos mais estúpidos, ele que nem o é.

Luma Rosa disse...

Oi, Silvares!
Os adolescentes são casos à parte e nem deveriam ser analisados, mas existem "adultos" que nunca sairam da fase adolescentes - esses sim são os estúpidos.
Beijus,

Silvares disse...

Chapa, o burro tem que se aguentar à bronca!

Luma, a burrice humana tem limites... deveria ter! A verdade é que os adolescentes estão cada vez mais afastados de certas regras que deveriam ser consideradas como básicas. Digo eu! Se calhar o problema é meu e de outros professores que encontram uma parede intransponível quando falam (falamos) de ideais e valores que, para nós, são fundamentais e, para eles, são meras fontes de tédio. Algo vai mal no reino da Dinamarca... e noutros reinos menos etéreos...

beijus!
:-)