terça-feira, março 02, 2010

Uma coincidência



Não sei bem porquê, esta tarde cedi a um impulso antigo. Finalmente decidi-me a adquirir o DVD de "O Gabinete do Dr. Caligari", o mítico filme expressionista de 1920.

Tenho uma certa curiosidade por filmes desta época. "Metropolis", "Nosferatu", "O Couraçado Potemkin" ou "Ivan, O Terrível", são títulos que fazem parte da minha pequena colecção particular.

De imediato me entreguei à tarefa de visionar "O Gabinete..." e qual não foi o meu espanto quando a cena final me remeteu para... "Shutter Island"! Não vou aqui expor as razões da estreita relação que estabeleci entre os argumentos destes filmes para não estragar a surpresa de possíveis espectadores do filme de Scorcese. Quem já tiver visto "O Gabinete..." poderá avaliar esta minha insinuação se se deslocar a uma sala de cinema próxima para ver Leonardo Di Caprio a franzir o sobrolho nas cenas finais de "Shutter Island". O que me espanta (ou talvez nem isso) é a coincidência. "Shutter Island" foi a minha última visita a uma sala de cinema e "O Gabinete..." uma curiosidade antiga que só agora foi satisfeita. Ele há coisas...

3 comentários:

Anónimo disse...

Isso é muito mais do que uma "simples" coincidência!

Rini Luyks disse...

Ainda não vi "Shutter Island" mas não me admirava nada se Scorcese se deixasse inspirar pelos velhos mestres (o menos conhecido Robert Wiene neste caso).
Lembro-me por exemplo dos seus documentários maravilhosos (nos anos '90) sobre o cinema americano e italiano.

Silvares disse...

Eduardo, talvez seja mas não sei bem o que é.
:-)

Rini, o paralelismo entre os dois filmes coloca-se apenas no "tour de force" que surpreende o espectador no final da narrativa. Scorcese é uma espécie de historiador do cinema. Shutter Island tem qualquer coisa de docemente enciclopédico.